Programa de Compliance | Unimed Vale do Sinos
0800 642 1800 SOS 0800 541 5288

Fale com a Unimed

Programa de Compliance

A consolidação da cultura da ética e da integridade deve estar apoiada na adoção de um conjunto de medidas de prevenção, detecção e resposta aos desvios de conduta. Tais medidas contemplam características que, se implantadas de forma integrada, conferem consistência ao Programa de Compliance, cuja efetividade das ações deve ser continuamente avaliada, de forma a promover as melhorias necessárias. 

O Programa de Compliance foi desenvolvido em observância a estrutura regulatória direcionada ao fortalecimento da ética, dos controles internos, da governança corporativa e ao combate à fraude e à corrupção. Em particular, merece ser destacada a Lei Anticorrupção Brasileira, Lei n. 12.846/2013, regulamentada pelo Decreto n. 8.420/2015, que definiu o Programa de Integridade e instituiu os parâmetros legais para o desenvolvimento e avaliação dos programas de integridade no Brasil. Um Programa de Integridade gera valor ao negócio, por meio da institucionalização de uma cultura ética e íntegra, do aperfeiçoamento dos mecanismos de controle e de gestão e fortalecimento da governança corporativa visando ao cumprimento de sua missão institucional.

O Programa de Compliance transcende os requisitos mínimos de um Programa de Integridade, pois institui práticas que não apenas são direcionadas a requisitos anticorrupção, antifraude e de combate a lavagem de dinheiro, mas que preveem a inclusão e a diversidade, responsabilidade socioambiental, conflito de interesses, entre outros, os quais irão compor os pilares que constituem o programa. Neste sentido, com o objetivo de fortalecer o Programa de Compliance, nesta página você encontra as políticas que norteiam as condutas e procedimentos aplicáveis à todas as partes interessadas na Unimed Vale do Sinos.

Contratação e qualificação de fornecedores e prestadores

Combate a Corrupção, Fraude e Lavagem de Dinheiro

Patrocínio, doações e brindes

Conflito de Interesses

Comunicação Institucional

Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

Segurança da Informação

Relacionamento

Segurança do Paciente

Gestão de Pessoas e Respeito à Diversidade e Inclusão Social

Responsabilidade Ambiental, Social e Governança Corporativa

Um Programa de Compliance é um sistema complexo e organizado, composto de diversos componentes, que interagem com outros componentes de outros processos de negócios da empresa e, também, com outros temas. É um sistema que depende de uma estrutura múltipla que inclui pessoas, processos, sistemas eletrônicos, documentos, ações e ideias. A estes componentes dá-se o nome de pilares do Programa de Compliance. Na Unimed Vale do Sinos, são considerados 11 pilares do Programa de Compliance, conforme imagem abaixo.

Código de Conduta Unimed Vale do Sinos

Buscar Médicos Acesso