Sobre | Unimed Vale do Sinos
0800 642 1800 SOS 0800 541 5288

Fale com a Unimed

Nossa História

Fundada em 1º de maio de 1975, a Unimed Vale do Sinos começou a ser pensada dentro da Sociedade de Medicina de NH - entidade que à época liderava as iniciativas científicas, culturais e de trabalho médico.

No início dos anos 70, houve um incremento populacional muito grande no Vale, baseado no crescimento da indústria calçadista. A realidade logo demonstrou as necessidades na área de assistência médica e que nada seria feito a curto e médio prazo pelo governo para melhorar as condições de saúde da população da região. Desse modo surgiu a Unimed - da união dos médicos.

Inicialmente, a atuação da Unimed era mais restrita à NH, prestando assistência médica às empresas, seus funcionários e familiares, com sua primeira sede localizada na Rua: David Canabarro e 2 funcionários. Logo em seguida, a Unimed teve seu endereço transferido para a Av. Nações Unidas, onde passou a funcionar o Pronto Socorro (hoje não mais existente).

A realidade foi mostrando que também pessoas físicas, individuais e famílias careciam de assistência médica de qualidade. Foi, então, que a Unimed passou a atuar em ambos os segmentos: Empresarial e Familiar - o que se mantém até hoje.

O passo seguinte foi estender a estrutura da Unimed pelos demais municípios da região. Atualmente a Unimed conta com unidades de atendimento em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Portão e Campo Bom, Unidade de Negócios em Ivoti, Estância Velha e Dois Irmãos.

O sucesso da Unimed Vale do Sinos pode ser acompanhado ao longo desses anos quer pelo seu crescimento físico, quer pela tecnologia em equipamentos, materiais, ambulâncias, mas, principalmente, pela qualificação e constante aperfeiçoamento do quadro de médicos e colaboradores. Haja vista a certificação da ISO 9002 em 1998 e recertificação pela ISO 9001 em 2000, o que demonstra a preocupação em fazer o melhor pela comunidade de NH e da região.

Alguns grandes avanços ocorreram no ano de 2000, quando foram inaugurados 02 Hospitais-Dia, em NH e SL (para realização de cirurgias de rápida recuperação) e Unimed Lar (internação domicilar), novamente a Unimed inovando, oferecendo um conceito novo de assistência à saúde e prezando pelo conforto de pacientes e familiares.

Esses poucos fatos relatados demonstram que, apesar das dificuldades normalmente impostas, como foi o caso da Regulamentação dos Planos de Saúde em 1998, causando inúmeros transtornos tanto à população quanto às operadoras de planos de saúde, é possível continuar inovando, mantendo a estrutura sólida. Atualmente a Unimed Vale do Sinos possui em seu quadro 511 médicos cooperados, um hospital dia 24 horas e uma unidade de atendimento 24h, uma unidade integrada de atendimento, um hospital próprio com unidades de internação clínica e cirúrgica, bloco cirúrgico, UTI adulto, UTI neonatal, centro de diagnóstico, serviço de endoscopia e colonoscopia, Centro de Cardiologia, hemodinâmica, SOS (ambulâncias e UTIs móveis para remoções e resgates); Unimed Lar; Medicina Preventiva. Os produtos oferecidos abrangem todos os segmentos da sociedade: planos familiares/individuais, empresariais, medicina ocupacional, todos com os benefícios que a estrutura Unimed oferece.

No início de 2019 foi dada a largada para a construção do novo Hospital Unimed Vale do Sinos. A novidade foi transmitida oficialmente pelo presidente da cooperativa, Dr. Luis Carlos Melo. “O hospital necessitava de um aumento de leitos e de outros serviços. Há anos estamos lutando para ter um novo hospital em Novo Hamburgo.

Finalmente, em 21 de maio de 2021, o sonho foi oficialmente realizado: o novo Hospital da Unimed Vale do Sinos foi inaugurado. Atualmente, em pleno funcionamento, conta com o atendimento de emergências, pediatria, síndromes respiratórias, exames e procedimentos, além das internações. Com mais de 40 mil m² e investimento de R$ 250 milhões de reais, o novo Complexo Hospitalar da Unimed Vale do Sinos vai contar com um total de 140 novos leitos - 120 de internação, 25 de hospital dia, 19 de internação obstétrica/materna, 20 UTI adulto, 20 UTI neonatal - e 7 salas cirúrgicas.

Segundo o presidente da Unimed Vale do Sinos, Luis Carlos Melo, este marco representa um legado para a instituição e, principalmente, uma alternativa de excelência para atendimento em meio ao cenário atual de demanda por novos hospitais. “Priorizamos a construção de um hospital com equipamentos que são referência na América Latina e no cenário mundial, inclusive, com utilizações inéditas no âmbito regional e nacional. Desta forma, este conjunto de ações inovadoras, permitirá absorver uma importante demanda da região e do estado, oferecendo serviços de qualidade com conforto e praticidade aos clientes”, afirma o presidente.

O Complexo Hospitalar Unimed Vale do Sinos contará com três prédios: o novo hospital, o hospital onde se iniciará um amplo retrofit e o edifício-garagem. Para ligar as duas unidades, além do estacionamento, que localizam-se lado a lado em quadras diferentes, foi construída uma passarela, içada sob a Rua Normélio Stabel com o objetivo de oferecer dois fluxos: um hospitalar, exclusivo para funcionários, pacientes já internados e abastecimento geral do complexo; e outro para o público em geral com livre acesso, pois conectará o edifício garagem. “Desde o primeiro momento, idealizamos construir um complexo com uma estrutura otimizada e estratégica. Ao mesmo tempo que contribui com a produtividade do hospital, a passarela garante segurança, praticidade e conforto, tanto para profissionais como para os pacientes e familiares”, afirma o presidente da cooperativa.

Buscar Médicos Acesso