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Prestadores - Perguntas frequentes

Preciso enviar as guias SADT dos atendimentos que foram executados no PEC (MK Data) para o faturamento da Unimed? 

Não! Você não precisa enviar essas guias.

Nem mesmo as que foram solicitadas eletronicamente pelo médico?

Não!

E as guias físicas (em papel) SADTs que o cliente traz consigo? 

Não! Se você as executou corretamente no PEC, não vai enviá-las à Unimed.

O que faço com estas guias físicas executadas corretamente no PEC? 

Você deve descartá-las corretamente.

Se não preciso enviar as guias SADT, como a Unimed confere a minha produção?

O Faturamento visualiza todas as guias executadas corretamente no PEC por meio de um relatório de produção, de maneira eletrônica, em sistema próprio.

Então, não preciso mandar nada para o faturamento? 

Depende. As guias SADTs que, por algum motivo, não puderam ser executadas no PEC (falta de sistema, internet...) precisam ser encaminhadas para o Faturamento da Unimed. Mas atenção! Somente nessas condições.

E os planos CDRs, preciso mandar para o Faturamento da Unimed?

Sim! Nestes casos tudo o que for Ipasem NH (0055.0596), Ipasem CB (0055.0998), Assefaz (0055.0129) e Coopersinos (0055.0565) precisa ser enviado ao Faturamento.

Cuidado! Ipasens precisam vir com a guia de autorização do Ipasem e laudo em anexo.

Mas por que os CDRs são exceções? 

Porque estes convênios exigem da Unimed a apresentação da guia física SADT para fazer o pagamento e, consequentemente, fazer o repasse aos prestadores.

Podem haver glosas nas guias executadas no PEC? 

Sim! Nos casos em que o Faturamento constatar que houve lançamento errado de algum código ou procedimento. Assim como nas guias físicas que forem apresentadas rasuradas ou com falta de dados.

E como apresento as guias físicas (manuais) SADTs e em quais ocasiões?

As guias devem ser apresentadas por grupos e em ordem alfabética;

Quando as Guias eletrônicas, solicitadas no PEC, não puderam ser executadas por algum problema (ex.: falta de sistema, sem internet...);

Guias que foram solicitadas em papel e não puderam ser executadas no PEC;

Planos CDRs.

Atenção:

Guias rasuradas serão glosadas;

Falta de informações implicará em glosa. Preencher corretamente;

Preencher o Modelo de Fatura para as guias entregues fisicamente não executadas no sistema, anexar o protocolo de entrega e enviar à Unimed.

IMPORTANTE! O Protocolo de Previsão de Pagamento precisa vir com o valor total de toda a produção do período, não somente das guias físicas (manuais).

Por que preciso apresentar as guias físicas (manuais) desta maneira?

Porque o Faturamento da Unimed, que irá lançá-las manualmente no sistema, precisa que estejam agrupadas nesse formato.

Onde entrego as guias físicas (manuais) SADT e o Protocolo de Previsão de Pagamento?

Preferencialmente, no setor de Faturamento, na sede em Novo Hamburgo, ou nas unidades da Unimed, nos demais municípios.

Em que dias entrego as guias físicas (manuais) SADT e o Protocolo de Previsão de Pagamento?

Quinzenalmente, nos dias 16 e último dia útil do mês, conforme contrato ou somente no último dia útil do mês, igualmente conforme contrato. (Observar Calendário Anual).

Caso a produção estiver toda executada no PEC, sem necessidade de envio de guias, como proceder?

Neste caso, preencher o Protocolo de Previsão de Pagamento corretamente e enviar à Unimed. Ou se preferir pode enviar o protocolo eletronicamente através, única e exclusivamente, do e-mail: servicoscredenciados@vs.unimed.com.br, informando no assunto “Protocolo de Previsão de Pagamento de Prestadores – RDA XXXX”.

E quando houver divergência no relatório de produção, o que faço? A quem procuro?

Exclusivamente a área de Prestadores, através do e-mail nfeprestadores@vs.unimed.com.br

Quando ocorre o pagamento?

Sempre no penúltimo dia útil do mês subsequente ao mês da produção, conforme contrato.

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