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Prestadores - Perguntas frequentes

Preciso enviar as guias SADT dos atendimentos que foram executados no PEC (MK Data) para o faturamento da Unimed? Não! Você não precisa enviar essas guias

Nem mesmo as que foram solicitadas eletronicamente pelo médico?Não!

E as guias físicas (em papel) SADTs que o cliente traz consigo? Não! Se você as executou corretamente no PEC, não vai enviá-las à Unimed.

O que faço com estas guias físicas executadas corretamente no PEC? Você deve descartá-las corretamente ou encaminhá-las ao Faturamento da Unimed Vale do Sinos para fins de simples arquivo, em envelope a parte, identificando como “ARQUIVO”.

Se não preciso enviar as guias SADT, como a Unimed confere a minha produção?O Faturamento visualiza todas as guias executadas corretamente no PEC por meio de um relatório de produção, de maneira eletrônica, em sistema próprio.

Então, não preciso mandar nada para o faturamento? Depende. As guias SADTs que, por algum motivo, não puderam ser executadas no PEC (falta de sistema, internet...) precisam ser encaminhadas para o Faturamento da Unimed. Mas atenção! Somente nessas condições.

E os planos CDRs, preciso mandar para o Faturamento da Unimed? Sim! Nestes casos tudo o que for Ipasem NH (0055.0596), Ipasem CB (0055.0998), Assefaz (0055.0129) e Coopersinos (0055.0565) precisa ser enviado ao Faturamento.Cuidado! Ipasens precisam vir com a guia de autorização e laudo do Ipasem em anexo.

Mas porque os CDRs são exceções? Porque estes convênios exigem da Unimed a apresentação da guia física SADT para fazer o pagamento e, consequentemente, fazer o repasse aos prestadores.

Podem haver glosas nas guias executadas no PEC? Sim! Nos casos em que o Faturamento constatar que houve lançamento errado de algum código ou procedimento. Assim como nas guias físicas que forem apresentadas rasuradas ou com falta de dados.

E como apresento as guias físicas (manuais) SADTs, quando for o caso? As guias devem ser apresentadas por grupos e em ordem alfabética:

Guias eletrônicas, solicitadas no PEC, que não puderam ser executadas por algum problema (ex.: falta de sistema, sem internet...);

Guias que foram solicitadas em papel e não puderam ser executadas no PEC;

 Planos CDRs;

Atenção:

Guias rasuradas serão glosadas;

Falta de informações implicará em glosa. Preencher corretamente;

Preencher o Modelo de Fatura para as guias entregues fisicamente não executadas no sistema, anexar o protocolo de entrega e enviar à Unimed.

IMPORTANTE! O Protocolo de Previsão de Pagamento precisa vir com o valor total de toda a produção do período, não somente das guias físicas (manuais).

Por que preciso apresentar as guias físicas (manuais) desta maneira?

Porque o Faturamento da Unimed, que irá lançá-las manualmente no sistema, precisa que estejam agrupadas nesse formato.

Onde entrego as guias físicas (manuais) SADT e o Protocolo de Previsão de Pagamento?

Preferencialmente na sede, em Novo Hamburgo, ou nas unidades da Unimed, nos demais municípios.

Em que dias entrego as guias físicas (manuais) SADT e o Protocolo de Previsão de Pagamento?

Quinzenalmente, nos dias 16 e último dia útil do mês, conforme contrato ou somente no último dia útil do mês, igualmente conforme contrato. (Observar Calendário Anual).

Caso a produção estiver toda executada no PEC, sem necessidade de envio de guias, como proceder?

Neste caso, preencher o Protocolo de Previsão de Pagamento corretamente e enviar à Unimed. Ou se preferir pode enviar o protocolo eletronicamente através, única e exclusivamente, do e-mail servicoscredenciados@vs.unimed.com.br, informando no assunto “Protocolo de Previsão de Pagamento de Prestadores – RDA XXXX”.

E quando houver divergência no relatório de produção, o que faço? A quem procuro?

Exclusivamente a área de Prestadores, através do e-mail nfeprestadores@vs.unimed.com.br

Quando ocorre o pagamento?

Sempre no penúltimo dia útil do mês subsequente ao mês da produção, conforme contrato.

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